Sobre Nós – Panquecas D’ Irene

Conheça a Panquecas D' Irene

Restaurante especializado em panquecas em Sorocaba e Região. Uma das mais tradicionais panquecarias do Brasil. Inaugurado em 04/12/1987  atendendo você com todo prazer! Venha nos visitar!

A panqueca é prato único, balanceada para um adulto, servida em uma "cumbuca" refratária individual e sua degustação é feita nessa própria “cumbuca”.

ABERTO DIARIAMENTE A PARTIR DAS 18 HORAS, INCLUSIVE DOMINGOS, SEGUNDAS E FERIADOS!

BREVE HISTÓRICO DA PANQUECA

Não se sabe exatamente quando as panquecas apareceram, podem ter sido uma forma primitiva de pão (grão finamente moído misturado com água e assado em pedras quentes) antes da descoberta do fermento. De qualquer modo, elas surgem disfarçadas de uma maneira ou de outra em quase todos os países do mundo:grandes ou pequenas, espessas ou fininhas, recheadas ou não, feitas de milho ou de farinha branca, preparadas numa espantosa variedades e maneiras.

Na Europa, os maiores degustadores de panquecas são provávelmente os escandinavos. Muitas famílias suecas comem pilhas de pannkaka, pequenas panquecas recheadas de geleia, que constituem o prato principal de todos os jantares às quintas feiras, especialmente no inverno, hábito que data desde os tempos da Idade Média.

Os dinamarqueses preferem as panquecas recheadas com sorvete, uvas, ameixas ou pêssegos cortados em pedacinhos, enquanto os noruegueses às vezes fazem-nas com uma massa contendo leite azedo e arroz cozido.

Quanto aos finlandeses, seu prato especial são as panquecas recheadas com geléia.

Até mesmo na Itália, onde a massa é rainha absoluta, as panquecas são populares desde o século XIV. Conhecidas como crespelle ou às vezes como
frittatine, são recheadas com espinafre e queijo parmesão ou salmão.